em SEO

Se você busca melhorar o desempenho da sua empresa nos mecanismos de busca, está no lugar certo. Vamos explorar algumas estratégias avançadas de SEO para 2023 que vão além do básico e que têm o potencial de impulsionar seu desempenho nas pesquisas. Preparado?

Dicas práticas para você aplicar SEO hoje em seu negócio

Muita gente pensa que fazer SEO é só preencher os campos de título e descrição da página (meta-title e meta-description), e que isso já basta para aparecer na busca.

Na verdade isso é apenas o básico. O Google, com sua inteligência artificial, já é capaz de fazer isso por você e escolher sozinho o título e descrição para as SERPs (mas isso não significa que você não deve preenchê-las).

Eu começo o artigo dizendo isso pois tem muita gente que se apresenta como profissional especialista em SEO e o que faz é somente isso para o cliente.

O SEO vai muito além! Aqui vamos listar 6 dicas, e as melhores estão ao final.

 

Faça artigos bons no seu site

Pode parecer meio óbvio, mas a primeira coisa que você precisa se preocupar no site da sua empresa é com a produção de artigos.

E quão bom deve ser o artigo?
Melhor que o do concorrente que você quer ultrapassar.

SEO e Marketing de Conteúdo andam lado à lado. Escrever bons artigos vai fazer muita diferença para o desempenho do seu site no Google.

Com a concorrência que existe hoje é impossível você ter resultados para ranquear as páginas de serviços do seu site sem elaborar uma estratégia de conteúdo pensando muito bem nos links internos que levam a estes serviços.

Eu sei que as páginas de serviço são as que realmente importa, mas no topo a concorrência é mais alta, e o caminho para reanquear também estas páginas é produzir materiais informativos que atendam às necessidades e expectativas dos visitantes e através destas páginas conduzir o usuário aos serviços que você presta.

De forma natural o número de links internos do seu site para as páginas mais relevantes do seu negócio vai aumentar e seus posicionamentos vão subir gradualmente no ranking do Google.

 

Engajamento do usuário

O Google tem dado cada vez mais importância à duração das visitas e à interação dos usuários com o site. Para isso, é fundamental que você crie conteúdos relevantes, de fácil leitura e que solucionem as dúvidas dos visitantes.

  • Crie links de navegação no seu artigo para fazer o usuário clicar no seu artigo e facilitar a localização do conteúdo exato que ele busca;
  • Inclua vídeos para ilustrar o artigo;
  • Utilize listas e tópicos;
  • Entregue elementos para download, como planilhas e infográficos;
  • Facilite o compartilhamento com outras ferramentas como o Pinterest por exemplo;
  • Inclua botões ao final do seu artigo de Like no Facebook (isso serve como prova social e é um item que o robô do Google usa pra avaliar a qualidade do artigo)

Quando o cliente clica, dá zoom, faz download, ele está engajando com sua página e isso é muito valioso para a ferramenta.

Além disso, fique de olho nas métricas de engajamento, como taxa de rejeição e tempo de permanência. Esses indicadores podem ajudá-lo a identificar áreas que precisam ser aprimoradas e a desenvolver um plano de ação para otimizar seu conteúdo.

 

Palavras-chave ainda são importantes

Oficialmente o Google diz que repetir várias vezes os termos chave não é mais um fator primordial de ranqueamento e o melhor é produzir um texto bem escrito sem se preocupar tanto em ficar repetindo os termos mais importantes.

Isso seria muito bom, pois o texto ficaria mais bonito e menos repetitivo. Porém na prática, nos testes que fizemos para clientes da Atol Publicidade, a coisa não funciona tão bem assim.

Repetir várias vezes o termo chave do artigo ou serviço ainda gera impacto nos resultados.

Identifique os termos mais procurados pelo seu público-alvo e utilize-os além de no texto com alguma repetição, também no título, subtítulos, na url e nos nomes das imagens, mas sem exagerar a ponto de deixar o texto desagradável.

O excesso de repetição pode ser penalizado pelo Google, então não force a barra e tente parecer natural.

 

Conecte seu site ao Search Console do Google… e utilize a ferramenta!

O Search Console é a ferramenta que conecta o seu site ao Google, informando-o sobre tudo o que está acontecendo com seu site.

Através dele você pode:

  • Informar sobre as atualizações do seu site automaticamente, através do Sitemap.xml
  • Forçar manualmente a indexação de uma nova página
  • Acompanhar quais palavras estão levando tráfego para o seu site
  • Saber a posição exata das suas páginas na busca
  • Checar erros no site
  • Verificar links externos que levam a sua página

Com estas informações você vai ter inúmeros insights para melhorar o conteúdo da sua página e de novas ideias de conteúdo.

 

Otimize a velocidade do site

Um site com velocidade ruim pode acabar com todo seu esforço em produção de conteúdo, SEO, investimento em link patrocinado e todo o resto. Se a pagina não começa carrega em 3 segundos o cliente vai embora, simples assim, e com uma taxa de rejeição alta, o Google não vai entregá-lo.

Converta as imagens do seu site para WebP e mantenha a resolução adequada ao tamanho que aparece na tela.

Algumas dicas mais técnicas mas que vão fazer toda diferença é adiar o carregamento do CSS e do Java Script e utilizar o Cache do navegador do usuário.

 

Mobile Friendly? Não… Mobile First!

Ter um site amigável para o mobile já é um fator muito bem consolidado no SEO. Em 2023, se o seu site não é responsivo esqueça, pois você não vai ranquear bem no Google.

Além de ter um visual adequado e oferecer uma boa experiência para o usuário, seu site no mobile precisa ser rápido e as otimizações de velocidade vão impactar justamente neste quesito.

É questão de pouco tempo para passarmos do mobile friendly para o mobile first.

Conforme o número de usuários de desktop diminuem e os de mobile aumentam, vamos ver inúmeras transformações de usabilidade nos ecommerces e também nos sites empresariais, o que certamente causarão mudanças nos algorítimos dos buscadores no futuro.

 

Faça SEO em todas as suas plataformas

Nos últimos anos o Google tem dado cada vez mais destaque para outros tipos de conteúdos nos resultados de busca, como por exemplo o Google Maps e o YouTube, que acabam competindo pelas primeiras posições, as vezes até com bastante destaque.

E adivinhe só? Dá pra fazer SEO em ambas as plataformas!

Se você é uma empresa procure aplicar as técnicas de SEO ao preencher o Google Meu Negócio e ganhe destaque na busca e se você tem um canal de vídeos no YouTube, ao fazer o “upload” capriche na descrição do vídeo, preencha o campo de palavras chave e habilite as legendas.

Hoje, é mais fácil ranquear na primeira página utilizando o Google Meu Negócio do que nas SERPs, se você preencher tudo direitinho e manter sua ficha no Google Maps sempre atualizada você vai estar fazendo mais que 90% dos seus concorrentes.

Nas redes sociais também dá para fazer SEO, mais especificamente no TikTok, Instagram e Pinterest. Dificilmente a publicação vai ranquear melhor que seu site, mas certamente algum benefício de Social Signal, que é outro fator que o Google considera, você vai ter.

Um trabalho consistente de SEO envolve também outras plataformas, por isso, ao procurar um especialista em SEO certifique-se que ele pense sua otimização de forma estratégica, preocupando-se com todos os seus canais de contato, além do site.

 

Utilize a ferramenta certa para criar seu site!

Sinto lhe dizer que se você escolheu o construtor de site errado pra fazer seu site, alcançar resultados no SEO vai ser muito difícil. Ainda hoje, em 2023, o WordPress é a melhor ferramenta de construção de site para SEO do mercado, sem sombra de dúvidas.

Fazer a criação de site na ferramenta certa não tem preço.

O WordPress é um CMS (Content Management System) gratuito com código aberto, que através de templates e plugins, são capazes de construir sites bonitos e profissionais, com recursos ilimitados, tornando-o economico e muito popular.

Existem hoje quase 40 milhões de sites utilizando o WordPress no mundo (o segundo colocado é o Joomla com 1.2 mi), entre eles podemos encontrar o site da Fortune, Itaú, Infomoney, Lojas Renner, Sales Force, Samsumg, IBM e até a Casa Branca nos EUA. (Fonte: BuildWith)

 

Vantagens do WordPress para o SEO:

  • O WordPress foi concebido com a preocupação no SEO desde as primeiras versões, quando ninguém ainda se preocupava com isso
  • Ele nasceu como uma plataforma de blog, ou seja, sempre foi voltado para publicação de conteúdo, que é a base do SEO de qualidade
  • Existem inúmeros plugins específicos para SEO disponíveis para ajudar a fazer o que o WordPress não faz nativamente
  • São abundantes os plugins que para ajudar a otimizar a velocidade do site
  • Facilita a instalação de códigos do Search Console, Analytics, Pixel e qualquer outro que você pode imaginar

 

Para o usuário médio o WordPress não é a plataforma mais amigável do mundo. Por isso, se você tem um ecommerce ou se sua empresa tem necessidades muito específicas em relação ao site, necessitando de uma área administrativa mais amigável, você deve pensar bem se é o sistema ideal para você.

Mas é muito comum as empresas utilizarem o WordPress para os conteúdos informativos, aproveitando o que a ferramenta tem de melhor a oferecer, e para o site institucional ou ecommerce uma ferramenta que melhor se adeque as necessidades internas da empresa.

 

Dá pra fazer SEO em outra plataforma?

Sim, muitas das plataformas de construção de site vem melhorando e incorporando alguns recursos do SEO. Então se você já tem um site em uma destas platafoemas e atualizar o site não é uma possibilidade neste momento para você não não precisa se desesperar.

Abaixo segue algumas plataformas gratuitas ou de baixo custo amigáveis com bons recursos de SEO são:

 

Plataformas de CMS para sites comuns Plataformas de e-commerce
1. Wix (Internacional) 1. Nuvemshop (Argentina/Brasil)
2. Hostinger (Internacional) 2. Loja Integrada (Brasil)
3. Squarespace (Internacional) 3. Tray Commerce (Brasil)
4. Ukit (Internacional) 4. Magento (Internacional)
5. Duda (Internacional) 5. Shopify (Internacional)
6. KingHost – Sitebin (Brasil) 6. VTEX (Brasil)

 

Estas plataformas são muito “engessadas” para o dinamismo que o SEO exige, se você está em um mercado competitivo dificilmente você vai ter resultados significativos.

Mas, mesmo que a plataforma não seja a ideal, é muito importante que você utilize todos os recursos que ela oferece, pois existem inúmeros benefícios indiretos que vão ajudá-lo se você fizer SEO, como por exemplo, seu Índice de Qualidade em anúncios do GoogleAds pode aumentar.

Além do WordPress, outras plataformas gratuitas mais parecidas seriam o Joomla e o Drupal, mas ambas precisam de um pouco mais de conhecimento, por isso é mais difícil de encontrar profissionais que trabalhem com estas plataformas.

 

SEO e seu espaço no Marketing Digital

Em 2023, o SEO continua a ser um aspecto fundamental do marketing digital.

Especialmente para negócios locais e de nicho, ao focar no conteúdo de qualidade, na otimização para dispositivos móveis e pesquisa por voz, e nas estratégias de link building e SEO local, você estará no caminho certo para aumentar a visibilidade online e alcançar resultados significativos.

Lembre-se de que o SEO é um processo contínuo e é fundamental estar atualizado quanto às tendências em constante evolução para manter seu site relevante e competitivo. Continue acompanhando as novidades do mercado e aplicando as melhores práticas de SEO para garantir o sucesso contínuo do seu site.

Esperamos que este artigo tenha sido útil! Não hesite em deixar seus comentários e compartilhar suas experiências com SEO. Estamos sempre aqui para ajudá-lo a navegar pelo mundo do marketing digital e alcançar o sucesso que você deseja. Boa sorte em suas jornadas de SEO em 2023!

Fique atento as tendências e nos acompanhe para manter-se sempre atualizados sobre SEO.

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