em SEO

Melhore a posição do seu site na busca do Google e VENDA MAIS.

Você sabia que é possível melhorar o posição do seu site no Google?

Sim, é possível! E a técnica se chama SEO, da sigla em inglês para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, que possibilita que sua página “suba” na busca gratuita do Google.

Com o SEO, utilizando dezenas técnicas e recomendações dos mecanismos de busca, podemos melhorar a relevância das suas páginas para determinado termo de pesquisa ou palavra chave e assim sua posição sobe gradualmente e podendo chegar a primeira página do Google.

Fundamentos do SEO

O que acontece quando uma página entra no ar?

Antes de explicar os fundamentos do SEO gostaria de explicar de forma simplificada o que acontece quando você inclui um site ou uma página na internet.

Algorítimo Simplificado do PageRank do Google

O Google possui um robô, chamado Googlebot, que varre a internet, visitando e “lendo” todas as páginas que ele conseguir encontrar, e através de um algoritmo chamado PageRank, determina qual será a posição do site na busca orgânica (resultados do Google disponibilizados gratuitamente).

Inicialmente o objetivo do Googlebot era localizar palavras chave que fossem compatível com as buscas feitas pelas pessoas que utilizavam a plataforma, mas com o tempo o algoritmo foi evoluindo e passou a levar em consideração outros 200 fatores para determinar a relevância de um site, tais como:

  • Conteúdos de Qualidade (novos, relevantes e originais)
  • Design e usabilidade
  • Experiência do usuário
  • Compatibilidade com dispositivos móveis
  • Desempenho do site
  • Otimização da programação do site
  • Referências externas, links, citações, entre outros

Para evitar manipulação dos resultados (o que pode gerar penalizações) e melhorar a experiência do usuário, o Google não divulga exatamente o que ele leva em consideração para ranquear um site e modifica as regras de tempos em tempos :P, porém ele nos mantém informados sobre as diretrizes básicas e disponibiliza uma extensa documentação para Webmasters e Desenvolvedores sobre as melhores práticas para desenvolvimento de sites.

Existe também a Ferramenta para Webmasters dos Google, que é o pontapé inicial para quem quer otimizar um website e torná-lo relevante para o Google.

 

Veja também: Como fazer SEO em 2023… com resultados!

 

O que faz um profissional de SEO?

O objetivo do profissional de SEO consiste em garantir que seu site atenda as diretrizes Google, facilitando o acesso do “robozinho” do Google ao site, atuando nos pontos citados acima.

O SEO está lado a lado ao Marketing de Conteúdo e ao Inbound Marketing, por isso uma das tarefas da consultoria em SEO é ajudar o cliente a definir conteúdos que tenham relevância para o cliente final.

Com as diretrizes corretas, os conteúdos corretos e com o tempo o Google vai recompensar seu site, melhorando exponencialmente sua posição, aumentando a visibilidade, o tráfego e consequentemente suas vendas.

Planejando sua Estratégia SEO

A pergunta mais importante na elaboração do planejamento é: o que você quer que aconteça quando o cliente entrar no seu site?

Não adianta você gerar tráfego para o seu site se você não consegue converter esses usuários em clientes. É necessário um planejamento para que a estratégia atinja o público correto e alcance os objetivos desejados.

Assim sendo, para elaborar uma estratégia bem sucedida você deve ter bem definido:

  1. A trajetória do cliente ideal (persona):
    Assim você poderá elaborar conteúdo para diferentes etapas do processo de compra, utilizando diferentes termos de busca, aumentando as possibilidades de trazê-lo para o seu funil de vendas, podendo até mesmo utilizar outros canais como mídias sociais para ajudar na sua estratégia, por exemplo.
  2. Definir os objetivos do seu site:
    Após entregar resultados relevantes à sua persona, você precisa ter bem claro as ações que quer que o cliente realize no seu site e direcioná-lo para esse objetivo (visitar determinado conteúdo, telefonar para você, preencher um formulário e, através destes contatos, gerar mais VENDAS).
  3. Análise de Dados:
    É primordial utilizar ferramentas de relatórios, tais como o Google Analytics para mensurar os resultados e determinar novas estratégias, conteúdos a serem explorados, novos nichos e mercados, sempre de olho nas necessidades da sua audiência.
  4. Melhoria continua:
    A filosofia do Kaizen funciona muito bem no SEO, após a análise dos dados sempre é possível implementar alguma melhoria nas páginas e o processo se repete indefinidamente (é chamado reotimização).

Primeiros Passos para um implementar o SEO

Para iniciar uma estratégia de SEO você deve inicialmente habilitar as plataformas de análise em seu site. As principais são Google Webmaster Tools e Google Analytics (ambas gratuitas).

Somente através delas você vai conseguir avaliar se as ações estão sendo bem sucedidas ou não.

O Webmaster Tools é uma ferramenta que vai avaliar o posicionamento orgânico na pesquisa do Google, além de fornecer informações sobre a qualidade do seu site, erros e melhorias.

Outro passo importante dentro do Webmaster Tools é informar o mapa do seu site (sitemap), que é uma listagem de todas as páginas existentes no seu site.

Já o Google Analytics vai informá-lo as ações do usuário no seu site: páginas mais visitadas, taxa de rejeição, melhores canais e referência, conversões de meta, etc.

Com essas informações você vai saber exatamente o que corrigir para melhorar seus resultados.

Depois disso você deve listar os principais termos e dúvidas que o seu cliente digita no Google para encontrar os produtos que você vende e elaborar Conteúdos Relevantes para esses termos (como este que você está lendo neste momento).

Por último você deve configurar as Meta Tags das suas páginas, que são os Títulos e Descrições utilizando as marcações meta que o Google utiliza para indexar as páginas.

Através destas boas práticas em SEO o posicionamento do seu site já vai melhorar significativamente.

Qual resultado posso esperar do SEO?

Os resultados variam de segmento para segmento.

No geral os resultados começam a acontecer em aproximadamente 3 meses a partir do início da implementação do SEO e não é incomum vermos o tráfego dobrar ou triplicar em volume, principalmente no início.

O SEO é uma maratona, os resultados vêm devagar, no entanto são constantes e duram bastante tempo.
A longo prazo SEO compensa… e MUITO!

PRECISA DE AJUDA NO SEO DA SUA EMPRESA? CLIQUE AQUI!

 

Postagens Recomendadas