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Conheça 6 dicas de publicidade para pequenas empresas EFICIENTES e de BAIXO CUSTO

Dentre os inúmeros problemas que pequenos e médios empresários enfrentam, um dos maiores deles é como atrair os clientes.

Alternativas existem aos montes, mas achar uma que caiba no bolso do empresário e tenha eficiência, aí são outros quinhentos.

E essa limitação no bolso do empresário gera uma LIMITAÇÃO DE ESCOLHA: dentre as alternativas que possuo para divulgar a minha empresa QUAL VAI ME TRAZER MELHOR RETORNO?

Pensando nisso, separamos 6 oportunidades de divulgação simples e eficientes que você pode utilizar em seu negócio, antes de investir mais pesado, como em um website ou ecommerce, por exemplo.

Mas primeiro…

O que é uma boa oportunidade de publicidade?

Antes indicarmos para você formas de divulgar sua empresa, nós vamos lhe mostrar algumas características desejáveis para uma boa ação publicitária.

Boa publicidade muitas vezes é simples. Em alguns casos tão simples que nem precisa da ajuda de uma agência de publicidade para ser bem executada (você vai se surpreender com as dicas).

Para saber se a oportunidade de propaganda é boa basta observar as 3 regrinhas a seguir:

1- Uma divulgação deve ser mensurável

A falta de informação é terrível.

Para saber se uma ação é eficiente você precisa saber quantos clientes ela traz e uma simples pergunta pode resolver o problema: – Como você conheceu nossa empresa? Aí é só anotar em uma planilha.
No online é possível medir quantidade de acessos, interações, curtidas e leads. Essa resposta vai lhe dizer para onde seus esforços devem ir.

2- Deve ser direcionada a nichos de mercado

A maior parte das pessoas fazem ações amplas e pulverizadas, tentando atingir o maior número de pessoas possível.

Se você tentar atacar todo mercado de uma vez só é bem provável que não atinja ninguém.

Foque inicialmente em suas especialidades e nos seus melhores serviços e, com o tempo, amplie sua atuação para outros segmentos e públicos.

3- Deve ser BARATA!

E quando eu digo barata não significa que ela tem que ter um custo baixo… MAS SIM proporcionar a aquisição de um cliente a um custo baixo.

Mensurando suas vendas e sabendo de onde seus clientes vêm, você poderá direcionar seus esforços e investimentos de marketing para onde ele lhe traz maior retorno em um determinado período de tempo.

Se você medir suas campanhas (1) e atuar em nichos (2), fica fácil calcular o que tem melhor custo de aquisição (3).

Isso vai ajudá-lo a minimizar problemas no decorrer de uma campanha e evitar GASTOS DESNECESSÁRIOS.

Vamos as dicas!

1. Fachada e Comunicação Visual

Quantas pessoas passam na frente do seu estabelecimento por dia?

O público passante pode oferecer um EXCELENTE potencial de vendas e é super importante você se fixar na cabeça das pessoas que transitam nas redondezas da sua empresa.

Se você possui um bom ponto de venda UTILIZE-O para divulgar sua empresa.

Invista em uma bela fachada, um painel com seus principais serviços, banners com promoções na frente da loja ou adesive sua vitrine. Ações simples como essa podem lhe trazer bons clientes.

Para medir basta fazer uma pesquisa entre os compradores após a venda e marcar em um cadastro.

Um de nossos clientes descobriu que 15% dos clientes que vinham a loja dele era por causa da fachada.

 

2. Distribuição de Panfletos

Panfletagem é outra forma de divulgação que costuma ser MUITO BARATA. Hoje, o custo para impressão de um milheiro de panfletos não chega a R$200,00.

Faça parcerias com estabelecimentos que tenham um público similar ao seu, distribua nas proximidades ou em locais estratégicos (fique atento à legislação da sua cidade).

Procure divulgar ofertas ou promoções especiais e, sempre que possível, utilize alguma forma de cadastro no site para mensurar a campanha com mais assertividade.

 

3. Indicação e Networking

Nada como o bom e velho BOCA A BOCA.

Uma boa rede de contatos costuma trazer excelentes resultados, independente do tipo de negócio.

Ofereça vantagens ou descontos aos seus clientes atuais por indicações e também aos clientes de parceiros que dividam um público em comum ao seu.

 

4. Redes Sociais (Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin)

Nos dias de hoje não precisamos mencionar a importância das redes sociais para empresários. Ter uma rede social ativa é um sinal de profissionalismo e pode ser uma vantagem competitiva para você.

O Facebook é uma das ferramentas de mídia mais importantes da atualidade (que também é dono do Instagram e do Whatsapp), com alto potencial para conectar você e seu cliente seja ele qual for.

Outra boa ideia é utilizar o Linkedin, que é uma rede mais direcionada para negócios e networking.

Procure produzir conteúdos e dicas para rede social. Não fique postando só imagens bonitinhas.

Mesmo que seu negócio não seja do tipo que gere engajamento orgânico, através de anúncios do Facebook é possível segmentar o público do seu negócio e através de anúncios pagos atingi-lo com bastante precisão, por isso a presença da sua empresa na rede é obrigatória.

 

5. Links Patrocinados (Adwords e Facebook Ads)

Links Patrocinados são a forma mais RÁPIDA para atrair leads e potenciais clientes para o seu negócio.

Se você ainda não tiver um Website, uma Landing Page é mais barato e pode resolver. Se não tiver nem Website nem Landing Page, uma página empresarial no Facebook serve para começar.

As ferramentas de anúncios mais utilizadas são Google Ads (antigo Adwords) ou o Facebook Ads.

Se você fizer tudo certinho as possibilidades de conseguir um bom retorno são MUITO GRANDES!

 

6. E-mail Marketing

Invista seu tempo em construir sua lista para envio de E-mails para seus clientes.

Faça uma promoção mediante o cadastramento dos dados do seu cliente e passe a se comunicar com ele com alguma frequência.

Cadastre também os clientes que já passaram pelo seu estabelecimento.

Desta forma você aumenta bastante as chances dele fazer uma nova compra e reduz o seu custo de aquisição de clientes.

 

7. DICA BÔNUS! Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Cadastre sua empresa na listagem do Google Meu Negócio.

Através dele você vai aparecer no Google Maps e tem mais chance de aparecer para usuários que estejam interessados no seu serviço próximos à sua redondeza. Mesmo sem site é possível cadastrar sua empresa.

Preencha TODAS as informações e insira seus segmentos de atuação. É GRÁTIS!

 

Alguma dessas formas de divulgação faz sentido para seu negócio?
Então mãos à obra! Comece já sua divulgação e atraia dezenas de clientes para sua empresa!

 

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