em Marketing de Conteúdo

Conheça 3 tipos de conteúdos o colocar no site da sua empresa para aumentar suas vendas

Antes de qualquer coisa, o empresário precisa entender que no Marketing de Conteúdo existe um processo que se chama Jornada do Consumidor.

A Jornada do Consumidor é etapas pela qual  o cliente passa antes efetuar a compra de fato, e o conjunto dessas etapas é conhecido como Funil de Vendas.

O Funil de Vendas pode ser um diferente de empresa para empresa, mas no geral a divisão no é mais ou menos assim:

  • Percepção
  • Descoberta
  • Consideração
  • Intenção
  • Compra

Pois bem, o que ocorre é que em cada uma das etapas o seu cliente está buscando uma informação diferente sobre o produto ou serviço que ele deseja.

O segredo para aumentar suas vendas é utilizar seus conteúdos de forma estratégica, levando o cliente, passo a passo pelo funil, até o momento da compra.

Conheça os 3 tipos de conteúdos importantes para conduzir seu cliente nesta jornada e, de quebra, melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca.

Tipos de Conteúdo

Existem mais de 50 tipos de postagens que você poderia produzir para promover sua empresa. Mas, como nós acreditamos no simples, separamos aqui 3 tipos de conteúdo, que funcionam muito bem para nossos clientes, que são normalmente profissionais liberais, empresas B2B, indústrias especializadas e prestadores de serviço.

São eles:

  1. Conteúdos de Atração
  2. Conteúdos de Relacionamento
  3. Conteúdos de Conversão

1. Conteúdos de Atração

Conteúdo de atração são baseados nos problemas e soluções que seu cliente está buscando. Ou seja, ele já passou pela fase da Percepção e já está entre as fases de Descoberta ou Consideração.

O cliente já começou a pesquisar (literalmente): tirar dúvidas, buscar diferencial, saber onde tem o produto, etc.

Ele vai digitar no Google coisas como “tênis de corrida”, “tênis bom pro joelho”, “tênis com amortecimento”, “mizuno vs nike”.

E adivinha o que você vai fazer?

Sim… atraí-lo com conteúdo que tenham estas e palavras chaves!

Você vai focar nos principais termos digitados pelas pessoas nos mecanismos de busca para o seu negócio e vai postar no seu Blog.

Além de focar direto no problema do seu cliente, esse tipo de conteúdo vai ajudar a melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc)

Exemplo: Advogado

Se você é um Advogado Trabalhista pode criar um artigo simples como “Quanto custa contratar um advogado” e no texto você vai dar um monte de Recomendações/Detalhes/Cuidados que ele deve tomar, além do valor médio do mercado ou a recomendação da OAB.

Eu sei, parece um conteúdo meio besta, mas claro que você nas Recomendações/Detalhes/Cuidados você vai focar em coisas que sejam um diferencial na sua empresa.

Mas não fique só nisso, você pode mencionar nesse mesmo artigo onde ele pode conseguir um advogado de graça, assim você filtra quem não pode te contratar.

Revele também o seu posicionamento ao leitor. No exemplo acima o advogado pode produzir um conteúdo direcionado à sua área de atuação.

Fornecendo a informação completa você evita perda de tempo dos dois lados.

2. Conteúdos de Relacionamento

Enquanto que no Conteúdo de Atração você dá uma luz ao cliente, no Conteúdo de Relacionamento você vai ENCANTÁ-LO, aprofundando-o ao tema e apresentando soluções, levando-o da Consideração para Intenção.

Este é o momento de ajudar o cliente a entender melhor o que você faz, dando-lhe ferramentas para que ele compare você ao seu concorrente com inteligência.

Nesta etapa você vai desenvolver as Recomendações/Detalhes/Cuidados, mostrar SUTILMENTE diferenciais do seu produto, Cases de Sucesso, etc.

Ou seja, tudo que ele precisa saber para compará-lo à alguém.

Outra função importante desta etapa é manter sua empresa no páreo do funil ou na mente do consumidor.

Algumas vendas são rápidas outras demoram meses. Municiar seu cliente de tempos em tempos com dicas e informações relevantes é melhor para ser lembrado que ficar ligando e perguntando “Bom dia… e nosso orçamento?”.

Exemplo: Fotógrafo (qualquer segmento)

Você pode publicar em um artigo alguns estilos diferentes de fotos feitas por você apontando os detalhes que fazem daquela imagem uma boa foto, mostrar como foi feito o setup da iluminação, equipamentos utilizados, a pós produção/tratamento, o tempo e o resultado obtido.

Assim ele vai poder comparar laranjas com laranjas e limões com limões, justificando um preço mais alto ou revelando uma capacidade que o concorrente não tem.

Não adianta você chorar que o cliente não valoriza seu trabalho se você não fornece informação suficiente.

 

3. Conteúdos de Conversão

Esta é a oferta propriamente dita e o assunto dessa postagem é VOCÊ.

Da Intenção para Compra é uma passo, o seu cliente já sabe o que você faz, você já apresentou as vantagens e ele está aquecido.

Nessas páginas a Chamada para Ação é clara (Call to Action/CTA): COMPRE AQUI, PEGUE SEU DESCONTO, FAÇA SEU ORÇAMENTO.

Este tipo de conteúdo deve incluir:

  • Descrição Detalhada
  • Valores
  • Promoções
  • Comparativos
  • Depoimentos

Existem técnicas para melhorar a conversão deste tipo de página, que podem ser testadas indefinidamente para que o seu desempenho seja aperfeiçoado.

Para esta página é imprescindível uma ferramenta de relatório.

 

Fechando a Venda!

Tenha certeza que só a atitude de produzir estes conteúdos já vão deixar você muito mais bem preparado para competir com seus concorrentes.

Se o cliente tem o dinheiro, as dúvidas foram tiradas e o cliente enxergou o valor ele vai fechar a venda. Sabe por que?

Foi estabelecido uma relação de CONFIANÇA neste processo.

Mas não se preocupe, COMPRANDO OU NÃO, A VENDA NÃO FECHA NUNCA!

Você tem uma excelente oportunidade de mostrar o quanto você é mais atencioso, eficiente e bem preparado para atendê-lo utilizando o Marketing de Conteúdo.

Continue o relacionamento com esses clientes sistematicamente. Pode aparecer uma nova oportunidade amanhã!

 

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